quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Síndrome da Onipotência Afetiva - Por Caio Fábio




O QUE É ISSO?

É o resultado de uma profunda insegurança essencial, e que se foca no significado do ser. Pode se apresentar como resultado de frustração amargurada; ou, também, como certeza de super-capacidades, pelas quais a pessoa se habitua a ser tratada de “dado modo”; sempre positivo e corroborativo. Ora, ambas as coisas, embora venham por vias diferentes, como nascem da mesma fonte — insegurança — geram o mesmo resultado; a saber: 1. Necessidade de ser objeto de sentimentos absolutos. Um sentimento normal não atende essa alma. Ela está viciada na atenção total e em ser o objeto declarado e único do interesse das pessoas pelas quais ele se interessa ou ama. Com respeito àqueles aos quais o que sofre da síndrome não empresta importância relacional, ou com quem não tem vínculo de qualquer possível passionalidade — ele não sofre quando não recebe o aquilo a que já está acostumado: a atenção total.

saiba mais no site: http://www.anadaraujo.com.br/psicanalise2.asp?idartigo=13

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Amor Patológico


Você sabe o que significa o amor patológico?


O Filme "Atração Fatal" que fêz muito sucesso há tempos atras e até hoje é visto e comentado, exemplifica um pouco o que é amar obsessivamente, ou patologicamente.


Claro que o filme expressa um nível super elevado de amor patológico, ele vai a extremos. Mas para se amar de forma patológica, apenas um pouco daquilo que o filme exemplifica é necessário.


Talvez, no seu próprio circulo de amizades, você conheça casos assim,em que a pessoa ama louca e freneticamente, sem se importar se o objeto de seu amor tem a mínima intenção em corresponder àquele sentimento.



terça-feira, 10 de novembro de 2009

O Amor incondicional - é possivel?


Você já pensou sobre as implicações do que significa amar incondicionalmente?


Bem, eu estou falando sobre o amor nas relações afetivas homem-mulher.


Estes dias uma pessoa me dizia que é impossivel ao ser humano estabeler uma relação afetiva de amor incondicional.


Quando alguem ama, espera em troca ser amado, cuidado, respeitado e etc. Sim, esta é a grande verdade vivida e encarada por nós, os seres humanos.


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Síndrome do Pânico - Não é frescura!


O Distúrbio do Pânico habitualmente se inicia depois dos 20 anos, é igualmente prevalente entre homens e mulheres, portanto, em sua maioria, as pessoas que tem o Pânico são jovens ou adultos jovens na faixa etária dos 20 aos 40 anos e se encontram na plenitude da vida profissional. Normalmente são pessoas extremamente produtivas, costumam assumir grandes responsabilidades e afazeres, são perfeccionistas, muito exigentes consigo mesmas e não costumam aceitar bem os erros ou imprevistos.

Os portadores de Pânico costumam ter tendência a preocupação excessiva com problemas do cotidiano, têm um bom nível de criatividade, excessiva necessidade de estar no controle da situação, têm expectativas altas, pensamento rígido, são competentes e confiáveis. Freqüentemente esses pacientes têm tendência a subestimar suas necessidades físicas.

Leia esse texto na integra http://www.anadaraujo.com.br/psicanalise2.asp?idartigo=15

Blog da Anadaraujo


Oi pessoal esse blog tem como finalidade manter todos informados do que se passa no site da Ana: http://www.anadaraujo.com.br/